Testes tipo NACE

banner-teste-NACE2

A Sourtec realiza testes que avaliam a susceptibilidade dos materiais frente ao fenômeno deEnvironmental Cracking (EC) e Hydrogen Induced Cracking (HIC). O EC agrupa três sub fenômenos que são o Sulfide Stress Cracking (SSC), o Stress Corrosion Cracking (SCC) e oHydrogen Stress Cracking (HSC). Já o HIC engloba pelo menos os seguintes sub fenômenos:Stepwise Cracking (SWC), Hydrogen Pressure Cracking, Blister Cracking e Hydrogen-induced Stepwise Cracking.

Os principais métodos de ensaio realizados pela Sourtec para avaliação dos materiais frente ao EC e ao HIC correspondem ao Método A (tensile test), Método B (bent-beam test) com dispositivos de flexão a 3 e 4 pontos e Método C (C-Ring test) todos referenciados à NACE TM0177 e testes de HIC conforme NACE TM0284. Outras metodologias podem ser avaliadas e desenvolvidas conforme procedimentos e necessidades específicas do cliente.

A Sourtec tem capacidade para avaliar a susceptibilidade dos materiais em diversos meios, sendo os mais característicos as soluções A, B e C da norma NACE TM0177 e Soluções A, B e água do mar sintética da norma NACE TM0284, bem como soluções contendo altas concentrações de Cl (130.000 ppm por exemplo). Os gases de trabalho podem variar sua composição conforme demanda do cliente sendo a faixa de trabalho de poucas partes por milhão (ppm) de Sulfeto de Hidrogênio (H2S) balanço Dióxido de Carbono (CO2) até 100% de H2S.

Os dispositivos e células de ensaio utilizadas pela Sourtec são todos em corpo metálico com revestimento interno metálico (Hastelloy) ou polimérico (PFA) ambos resistentes aos meios e pressões de trabalho. As células de ensaio possuem volumes internos que variam desde 4 Litros até 35 Litros o que possibilita realizar vários ensaios em uma mesma célula mesmo para corpos de prova de grandes dimensões.

A Sourtec não se limita a realizar ensaios somente conforme as normas, mas também busca desenvolver junto com seus clientes ensaios que os atendam na avaliação de seus produtos/materiais. Para tanto, ela dispõem de um corpo técnico de engenheiros, mestres e doutorandos em ciência e tecnologia dos materiais com vários anos de experiência na área de ensaios voltados ao segmento off-shore.